quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Aeolossauros

Aeolossauro (pronunciado / i ː ˌ. əlɵsɔrəs / ; 'lagarto Aeolus ") é um gênero de Titanosauria Sauropoda Dinosauria do Período Cretáceo da Era Mesozoica do Éon Fanerozoico. Viveu onde é atualmente a América do Sul. Como a maioria dos saurópodes, teria sido um quadrúpede herbívoro de pescoço comprido e cauda. Os restos fósseis deste dinossauro estão incompletos, por isso o tamanho só pode ser estimado, mas o Aeolosaurus foi, provavelmente, pelo menos, 45 pés (14 m) de comprimento.
Este dinossauro é nomeado pela mitologia grega da figura Aeolus, onde os restos foram encontrados. O nome genérico inclui também o grego sauros ('lagarto'), um sufixo tradicional usados em nomes de dinossauros. O específico (nome rionegrinus A.), refere-se à sua localização, na Província de Rio Negro da Argentina. Ambos os gêneros e espécies foram nomeadas e descritas pelo argentino paleontólogo Jaime Powell em 1987.
O fóssil de rionegrinus Aeolosaurus consiste em uma série de sete vértebras da cauda, assim como as peças de ambos os membros anteriores e no posterior direito. Foi descoberto na Formação Colorada Angostura, na Argentina, que remonta à fase do final do Cretáceo, cerca de 83-74 milhões de anos atrás.
Relações entre os saurópodes titanossáurios muitos vaga na melhor das hipóteses, mas Aeolosaurus foi tentativamente ligado a outros gêneros, com base em características das vértebras da cauda, incluindo Rinconsaurus e Adamantisaurus (Calvo & Riga, 2003; Santucci & Bertini, 2006). Seus fósseis apresentam espinhas neurais sobre as vértebras da cauda, um recurso não visto em qualquer outra espécie conhecida de titanosaurians (Kellner & Azevedo, 1999).

Possíveis novas espécies

Outro modelo, descrito em 1993, é composto por cinco vértebras da cauda, e alguns ossos do membro anterior e da pélvis. O exemplar deve ser constituído por pelo menos dois indivíduos. Estes ossos também foram associados a dois osteoderms , ou chapas de armadura óssea, fornecendo evidências de que este dinossauro era blindado. Este modelo foi encontrado na Formação Allen do Rio Negro, que datam cerca de 70 a 68 milhões anos atrás. Embora este modelo tem traços que caracterizam o gênero Aeolosaurus, é de um período de tempo mais jovem e mostra as diferenças o suficiente para que os autores reconheceram que se tratava de uma segunda espécie possível. (Salgado & Coria, 1993). (Salgado & Coria, 1993).
Outro esqueleto parcial, incluindo quatro vértebras da cauda e mais material de ambos os membros do lado esquerdo do corpo, foi descrita em 1997. Este modelo também foi submetido à apreciação do gênero Aeolosaurus, mas não para as espécies A. rionegrinus, e pode representar uma terceira espécie (Salgado et al., 1997).
No entanto, nem o gênero Aeolosaurus é bem conhecido, os autores optaram por não nomear formalmente o nome de uma dessas possíveis novas espécies. Por enquanto, eles são simplesmente conhecidos como "sp Aeolosaurus". Futuras descobertas podem dar aos cientistas mais informações sobre a variação dentro do género e mostrar que todos os espécimes acima pertencem a A. rionegrinus ou que merecem ser formalmente nomeados.
Outra série de 15 vértebras da cauda foi atribuído ao Aeolosaurus na descrição original, porém mais tarde foi decidido que a série não pertence a este género, uma vez que carece de várias características encontradas nas outras amostras de Aeolosaurus (Powell, 1987; Salgado & Coria , 1993).
Aeolossauros
Aeolosaurus copia.jpg
Estado de conservação
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Cordados
Classe: Reptilia
Superordem: Sauropsida
Ordem: Saurischia
Subordem: Sauropodomorpha
Infraordem: Sauropoda
Género: Aeolosaurus


Nenhum comentário:

Postar um comentário