quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Amazonsauro

O Amazonsaurus (Lagarto da Amazônia) é um género de dinossauro saurópode diplodocídeo do início do período Cretáceo do que é hoje o Brasil, América do Sul. Teria sido um herbívoro quadrúpede de médio porte com um longo pescoço e uma cauda semelhante a um chicote. Embora os diplodocídeos teriam sido alguns dos animais mais longa que já existiu, Amazonsaurus provavelmente não foi mais do que 10 metros (33 pés) de comprimento.
Apesar do fato de que outros dinossauros têm sido encontrados no Brasil, este é o gênero primeira chamada do território na Bacia Amazônica. O nome genérico é derivado da Amazônia Legal Brasileira e os 'sauros' palavra grega (lagarto). Há uma espécie de chamado, ('A. maranhensis'), que é nomeado após o estado brasileiro do Maranhão. Ambos os gêneros e espécies foram nomeadas em 2003 peloa paleontólogos brasileiros Ismar de Souza Carvalho e Leonardo dos Santos Avilla, e seu colega argentino, Leonardo Salgado.
Fósseis de Amazonsaurus, incluindo algunas vértebras da cauda, costelas, fragmentos da pelve, foram identificado a nível genérico da Formação Itapecuru do Maranhão. Esta formação geológica remonta ao Aptiano e o Albiano, épocas do início do período Cretáceo, ou seja, de 125 a 100 milhões de anos. Amazonsaurus foi recuperado nos sedimentos que são interpretadas pelos geólogos como depósitos de várzea perto de um delta fluvial.
Os espinhos neurais sobre as vértebras da cauda tornou possível identificar o Amazonsaurus como um saurópode diplodocoid, mas a natureza fragmentária do único exemplar conhecido faz com que seja difícil colocar mais especificamente dentro da superfamília Diplodocoidea. No entanto, algumas características dessas vértebras sugerem que pode ser um membro de fim de sobreviventes de uma linha de diplodocídeos basais. Pelo menos uma análise publicada cladística mostra o Amazonsaurus a ser mais próximo dos rebbachisaurideos ou um dicraeosaurideo basal que um diplodocídeo dentro da superfamília Diplodocoidea (Salgado et al., 2004)


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Sauropodomorpha
Infraordem: Sauropoda
Família: Diplodocidae

Nenhum comentário:

Postar um comentário